Correio Popular Notícia





JORNAL
Correio Popular: 25 anos de pioneirismo no interior de Rondônia

Data da notícia: 2015-09-25 09:15:56
Foto:

A história do jornal Correio Popular de Rondônia acaba se confundindo com a própria história do jornalismo impresso no interior do Estado de Rondônia. É que apesar de não ser o primeiro periódico a circular no interior do Estado, o CORREIO POPULAR traz consigo a marca do pioneirismo, pois conseguiu a proeza de ser o primeiro jornal diário a efetivamente circular no interior do Estado, sendo que atualmente se constitui no principal jornal diário interiorano, conseguindo realizar a integração não apenas de toda a região central de Rondônia, mas também do Vale do Guaporé, Zona da Mata e Região da Produção.

O CP, como é carinhosamente chamado em todo o Estado, foi lançado na cidade de Ji-Paraná no mês de setembro de 1990, como um jornal semanário, e o seu sucesso foi imediato, graças ao seu formato diferenciado, um tablóide, e com seu noticiário voltado exclusivamente aos fatos da cidade e região. Com a sua consolidação definitiva como o mais importante jornal do interior do Estado, com circulação duas vezes por semana, a equipe do CP traçou aquele que à época era considerado o objetivo mais ousado para um jornal interiorano, e, em novembro de 1997, tornou-se o primeiro jornal do interior de Rondônia a ter circulação diária, mantendo e aprimorando ainda mais a sua estratégia de distribuição gratuita, circulando nos dias de terça-feira a sábado, um padrão que alcançou grande sucesso de mídia e de público e que, por causa disso, continua até hoje.

Outro diferencial fundamental na criação do jornal foi de que, desde o início, o mesmo não é vendido em bancas, nem tem venda de assinaturas, mas sim é distribuído gratuitamente à comunidade, tendo todas as suas despesas bancadas por seu rol de anunciantes. Com esta linha editorial bem definida, marcada essencialmente pela independência jornalística e uma imparcialidade impressionante na abordagem dos fatos, o CP foi o primeiro jornal independente de grupos políticos a conseguir se firmar no gosto popular e assegurar a sua circulação no interior, já que, antes e depois dele, dezenas de outros foram fundados, mas todos fecharam as suas portas em pequeno prazo.

Jornal Colorido
Desde quando o CP foi lançado, sempre preferimos manter a discrição em relação à empresa, ao seu planejamento e às suas realizações. Sabedores das dificuldades comuns que nos deparamos em Rondônia, nunca gostamos de criar expectativas, e assim, foi que, aos poucos conseguimos superar barreiras. De um jornalzinho buscando gráfica às nossas oficinas próprias; de um tímido semanariozinho, tornamo-nos diário; e, de uma circulação restrita a Ji-Paraná hoje vamos para quase todo o Estado de Rondônia. Conquistas que hoje podem parecer fáceis, mas que somente nós sabemos as dificuldades que tivemos para realizá-las. 

As nossas primeiras experiências no jornal colorido acabaram por surpreender muita gente, que não esperava ver isso se realizar, e nos trouxe elogios, parabenizações, e muitas críticas. Os amigos gostaram, vibraram, e torcem para o sucesso. Já outros preferem criticar: apontar erros técnicos, falhas de impressão, etc. Como sempre, estamos abertos a tudo isso: elogios, críticas e reclamações. Só achamos que hoje deveríamos contar à comunidade um pouco do processo pelo qual estamos passando esse ano. Logo depois de adquirirmos o novo maquinário, tivemos que construir as instalações para abrigá-lo e trazer um técnico para a sua montagem.
Verificada a necessidade de recuperar algumas peças, o serviço demorou bem mais do que o planejado. Foi quando ouvimos de um empresário que o certo seria ?demitir toda a equipe sem experiência? que tínhamos e contratar ?algum fera? da área. Tudo que pudemos fazer foi agradecer a sugestão.

Este é o tipo de gente que não consegue entender como é que funciona a família do CP. Aqui, não somos uma empresa comum, daquelas que querem o lucro de qualquer jeito. O CP é uma empresa familiar. Muitos de nós estão junto há mais de 23 anos e todos estamos lutando unidos para construir o jornal que hoje está aí: com suas páginas coloridas nos finais de semana.

No início, quando começamos, criticavam nossa equipe de redação pelo excesso de erros, por matérias consideradas fracas, mas hoje a apontam como uma das melhores de todo o Estado, sendo que o nosso pessoal ainda é quase que o mesmo. Agora, acontece de novo com nossa equipe de impressão. Gente, vamos esclarecer uma coisa: estamos apenas começando nosso jornal colorido. Sabemos que é preciso melhorar cada dia mais e estamos trabalhando para isto. 

O que achamos que hoje é preciso dizer, é que: acreditamos em nossa equipe, no seu potencial e temos a certeza de que tudo irá melhorar a cada edição colorida. O nosso compromisso é de muito trabalho e muito empenho para transformar as dificuldades em superação e poder aprender um pouco mais com elas. Afinal, desde o começo, o nosso objetivo é apenas fazer ?um jornal a serviço da comunidade?.

Fonte:






Noticia vista 1543 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.